Plano de Curso

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO

REDE NORDESTE DE ENSINO (RENOEN) – POLO UFAL

DOUTORADO EM ENSINO

 

PLANO DE ENSINO

 I – Identificação

Componente Curricular: Educação para Emergência Climática

Blog: https://ufalrenoenemc.blogspot.com/

Padlet de leituras: https://pt-br.padlet.com/lpm10/leituras-educa-o-em-emerg-ncias-clim-ticas-h33dpgu660rsa2c7

Grupo no Whatsapp: Renoen-EMC

Carga Horária: 60 horas (4 créditos) – Sexta-feira – 09:00-12:00

Período Letivo: 2024.1

 Docente Responsável: Luís Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com

 

Ementa

Alfabetização climática - compreensão do fenômeno da mudança/emergência climática, suas causas e efeitos sobre o meio ambiente e conscientização a respeito da importância do enfrentamento da crise climática, de como abordá-la nas aulas da educação básica e do ensino superior. Análise crítica dos fenômenos naturais, sociais, políticas ambientais e tecnológicas, o cuidado com si mesmo, com o outro e com o ambiente, de maneira que os professores e estudantes ajam de maneira autônoma e responsável, individual e coletivamente, demonstrando autonomia e responsabilidade por seus atos. Estudo do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. Implementação de ações e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas nas comunidades do entorno da escola/cidade.

 

Objetivos

Inserir a discussão da mudanã/emergência climática nos currículos em todos os níveis da educação formal, com foco nas juventudes, de forma que ampliem visões de mundo (epistemologias, formas de conhecimentos e saberes), perspectivas (percepções e modos de ver, dizer e viver) e metodologias (procedimentos de conhecer, aprender e fazer).

Elaborar projetos de intervenção explorando a Educação para Emergência Climática (EEC), propondo estratégias para inclusão destes no currículo e práticas pedagógicas para a educação básica.

Construir atividades e sequências didáticas nos temas relacionados à crise e emergência climática voltados aos diversos componentes curriculares.

Investigar o impacto que as mudanças climática e a degradação ambiental podem ter sobre os direitos de crianças e adolescentes e caminhos para reverter esse quadro.

Explicar a importância da adaptação na preparação e no enfrentamento a mudança climática.

Conteúdos das aulas

Aula

Conteúdo

08 MAR

Apresentação do professor e doutorandos. Metodologia de trabalho no componente curricular. Clima como bem comum

15 MAR

Riscos e efeitos climáticos no nível local e global

22 MAR

Desastres climáticos

05 ABR

Desastres Climáticos

12, 19 e 26 ABR

Recesso acadêmico da graduação – planejamento e organização dos webinários

03 MAI

Adaptação, mitigação e resiliência à mudança/emergência climática

10 MAI

Webinário 1 - Vulnerabilidade frente à emergência climática

17 MAI

Cidadania Planetária

24 MAI

EEC Educação Básica: fundamentos

31 MAI

Webinário 3 - Justiça climática

07 JUN

Webinário 2 - Direitos humanos e emergência climática

14 JUN

Webinário 4 - Racismo ambiental

21 JUN

Apresentação mapas EEC na Educação Básica

05 JUL

Projeto de Intervenção na EEC

12 JUL

Projeto de Intervenção na EEC e avaliação final

30 AGO

Prazo final para envio do artigo

Metodologia

As aulas ocorrerão na modalidade online, com aulas com debates a partir da análise crítica de leituras e vídeos/webinário, disponibilizados no blog (https://ufalrenoenemc.blogspot.com/), estudo individual e em dupla com materiais online e leituras indicadas no padlet (https://pt-br.padlet.com/lpm10/leituras-educa-o-em-emerg-ncias-clim-ticas-h33dpgu660rsa2c7) e realização de atividades práticas. A aprendizagem será centrada no estudante, baseada na experiência, e reflexiva para que a EEC se baseie em soluções e  orientadas para a ação.

 Avaliação

A avaliação será processual, valorizando as atividades realizadas, envolvendo sistematização e organização prévia das atividades propostas, implicando na participação contínua dos doutorandos em todos estes momentos. Critérios de avaliação: realização e entrega das atividades solicitadas, em dupla e individuais. Serão realizados os seguintes trabalhos avaliativos:

Trabalho

Detalhamento

Mapa conceitual de leituras

Contextualização e problematização conceitual das mudanças/emergências climáticas

Webinário

Elaboração de apresentação no Canva ou Prezzi e apresentação pelo trio

Projeto de Intervenção em áreas vulneráveis a desastres climáticos

Construção individual de projeto de intervenção da EEC em território vulnerável a desastres climáticos.

 

Artigo final

Temas: Fundamentos da EEC; Introdução da EEC na educação básica ou ensino superior; EEC em espaços educativos não formais; relato de experiência em EEC; propostas metodológicas de trabalhar a EEC em componentes curriculares.

 Referências

ANDERSON, A. Combating climate change throughquality education. Washington: Brookings, 2010.

BANGAY, C., BLUN, N. Education responses to climate change and quality: two parts of the same agenda? International Journal of Educational Development. v. 30,sn, p. 359-368. 2010.

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BOSS, Suzie; LARMER, John. Ensino baseado em projetos: como criar experiências de aprendizagem sólidas e envolventes. Porto Alegre: Penso, 2024.

BOS, Maria S.; SCHWARTZ, Liora. BID. Educação e mudanças climáticas: como desenvolver habilidades para a ação climática em idade escolar. Washington: BID, 2023.

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JACOBI, Pedro R.; GRANDICOLI, Edson; COUTINHO, Sonia M.; MAIA, Roberta de A.; TOLEDO, Renata F. Temas atuais em mudanças climáticas para os ensinos fundamental e médio. São Paulo: IEE-USP, 2015.

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NELLES, David; SERRER, Christian. Mudança climática: os fatos como você nunca viu antes. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.

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UNESCO. Mudanças climáticas: guia básico. Paris: Unesco, 2011. Disponível em: https://d1p480y8ywg81t.cloudfront.net/media/signorelli/colegio/unesco/ano-internacional-entendimento-global6.pdf

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UNESCO. Declaração de princípios éticos em relação às mudanças climáticas. Paris: Unesco, 2017.

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