UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE
EDUCAÇÃO
REDE NORDESTE DE
ENSINO (RENOEN) – POLO UFAL
DOUTORADO EM
ENSINO
PLANO DE ENSINO
Componente
Curricular: Educação para
Emergência Climática
Blog: https://ufalrenoenemc.blogspot.com/
Padlet
de leituras: https://pt-br.padlet.com/lpm10/leituras-educa-o-em-emerg-ncias-clim-ticas-h33dpgu660rsa2c7
Grupo
no Whatsapp: Renoen-EMC
Carga
Horária: 60 horas (4 créditos) – Sexta-feira – 09:00-12:00
Período
Letivo: 2024.1
Ementa
Alfabetização
climática - compreensão do fenômeno da mudança/emergência climática, suas
causas e efeitos sobre o meio ambiente e conscientização a respeito da
importância do enfrentamento da crise climática, de como abordá-la nas aulas da
educação básica e do ensino superior. Análise crítica dos fenômenos naturais,
sociais, políticas ambientais e tecnológicas, o cuidado com si mesmo, com o
outro e com o ambiente, de maneira que os professores e estudantes ajam de
maneira autônoma e responsável, individual e coletivamente, demonstrando
autonomia e responsabilidade por seus atos. Estudo do Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. Implementação
de ações e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas nas comunidades
do entorno da escola/cidade.
Objetivos
Inserir a discussão da mudanã/emergência
climática nos currículos em todos os níveis da educação formal, com foco nas
juventudes, de forma que ampliem visões de mundo (epistemologias, formas de
conhecimentos e saberes), perspectivas (percepções e modos de ver, dizer e
viver) e metodologias (procedimentos de conhecer, aprender e fazer).
Elaborar projetos de intervenção explorando
a Educação para Emergência Climática (EEC), propondo estratégias
para inclusão destes no currículo e práticas pedagógicas para a educação
básica.
Construir
atividades e sequências didáticas nos temas relacionados à crise e emergência
climática voltados aos diversos componentes curriculares.
Investigar o impacto que
as mudanças climática e a degradação ambiental podem ter sobre os direitos de
crianças e adolescentes e caminhos para reverter esse quadro.
Explicar a importância
da adaptação na preparação e no enfrentamento a mudança climática.
Conteúdos das aulas
|
Aula |
Conteúdo |
|
08 MAR |
Apresentação
do professor e doutorandos. Metodologia de trabalho no componente curricular.
Clima como bem comum |
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15 MAR |
Riscos
e efeitos climáticos no nível local e global |
|
22 MAR |
Desastres climáticos |
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05 ABR |
Desastres Climáticos |
|
12, 19
e 26 ABR |
Recesso acadêmico da graduação – planejamento e
organização dos webinários |
|
03 MAI |
Adaptação,
mitigação e resiliência à mudança/emergência climática |
|
10 MAI |
Webinário 1 - Vulnerabilidade frente à
emergência climática |
|
17 MAI |
Cidadania
Planetária |
|
24 MAI |
EEC Educação Básica: fundamentos |
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31 MAI |
Webinário 3 - Justiça climática |
|
07 JUN |
Webinário
2 - Direitos humanos e emergência climática |
|
14 JUN |
Webinário
4 - Racismo ambiental |
|
21 JUN |
Apresentação
mapas EEC na Educação Básica |
|
05 JUL |
Projeto
de Intervenção na EEC |
|
12 JUL |
Projeto
de Intervenção na EEC e avaliação final |
|
30 AGO |
Prazo
final para envio do artigo |
Metodologia
As aulas ocorrerão na modalidade online, com aulas com debates a partir da análise crítica de leituras e vídeos/webinário, disponibilizados no blog (https://ufalrenoenemc.blogspot.com/), estudo individual e em dupla com materiais online e leituras indicadas no padlet (https://pt-br.padlet.com/lpm10/leituras-educa-o-em-emerg-ncias-clim-ticas-h33dpgu660rsa2c7) e realização de atividades práticas. A aprendizagem será centrada no estudante, baseada na experiência, e reflexiva para que a EEC se baseie em soluções e orientadas para a ação.
A avaliação será processual, valorizando as atividades realizadas, envolvendo sistematização e organização prévia das atividades propostas, implicando na participação contínua dos doutorandos em todos estes momentos. Critérios de avaliação: realização e entrega das atividades solicitadas, em dupla e individuais. Serão realizados os seguintes trabalhos avaliativos:
ANDERSON, A. Combating climate change throughquality education.
Washington: Brookings, 2010.
BANGAY, C., BLUN, N.
Education responses to climate change and quality: two parts of the same
agenda? International Journal of
Educational Development. v. 30,sn, p. 359-368. 2010.
BIERMAN,
Frank; BOAS, I. Preparing for a Warner World: towards a global governance
system to protect climate refuges. Global Environmental Politics. Ano 10,
nº 1, p. 60-88.
BOSS, Suzie; LARMER, John. Ensino baseado em projetos: como criar
experiências de aprendizagem sólidas e envolventes. Porto Alegre: Penso, 2024.
BOS, Maria S.; SCHWARTZ, Liora. BID. Educação e mudanças climáticas: como
desenvolver habilidades para a ação climática em idade escolar. Washington:
BID, 2023.
FAO. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A mudança climática: distintivo desafio. 2ed. Rome: FAO, 2016. Disponível em: https://www.fao.org/3/i5216pt/I5216PT.pdf
GRANDISOLI, Edson; TORRES, Pedro H.; JACOBI, Pedro R.; OKEDO, Renata F.; COUTINHO, Sonia M.; SANTOS, Kauê L. Novos temas em emergência climática: para os ensinos fundamental e médio. São Paulo: IEE-USP, 2021. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/711
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IPCC. Painel
intergovernamental sobre mudança do clima: Mudança do Clima 2023: relatório
síntese. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/copy_of_IPCC_Longer_Report_2023_Portugues.pdf
JACOBI,
Pedro R.; GRANDICOLI, Edson; COUTINHO, Sonia M.; MAIA, Roberta de A.; TOLEDO,
Renata F. Temas atuais em mudanças
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MINISTÉRIO
DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental
& mudanças climáticas: diálogo necessário num mundo em transição.
Brasília: Ministério do Meio Ambiente, junho de 2013.
MOCHIZOKI, Y.; BRYAN, A.
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of Education for Sustainable Development.v. 9,n. 1, p. 4–26. 2015.
MOLTHAN-HILL, P., WORSFOLD, N., NAGY,
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of Cleaner Production, 226, 2019, p.1092-1101.
NELLES, David; SERRER, Christian. Mudança climática: os fatos como você
nunca viu antes. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.
PENA-VEIGA,
Alfredo. Os sete saberes necessários: educação
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PRENSKY,
Marc. Educação para um mundo melhor: como estimular o poder das crianças
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SHIRTS,
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STERN, N. The economics of climate change: the
stern review.Cambridge University Press, Cambridge, 2007.
THU BERG, Greta. O livro do clima. São Paulo: Companhia
das Letras, 2023
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UNESCO. Los jovens exigem uma educación de calidad sobre el cambio climático. Paris:
Unesco, 2023.
UNESCO. Em preparação para o clima: um guia
para escolas sobre as ações climáticas. Paris: Unesco, 2017.
UNESCO. Mudanças climáticas: guia básico. Paris: Unesco, 2011. Disponível em: https://d1p480y8ywg81t.cloudfront.net/media/signorelli/colegio/unesco/ano-internacional-entendimento-global6.pdf
UNESCO. Mudanças climáticas em sala
de aula: curso da Unesco para professores secundários (fundamental e médio)
sobre educação em mudança climática e desenvolvimento sustentável (EMCDS).
Selby, David; Kagawa, Fumiyo. Brasília: Unesco 2014. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000229737
UNESCO. Declaração de princípios éticos em relação às mudanças climáticas. Paris:
Unesco, 2017.
UNFCC. Convenção-Quadro das Nações
Unidas sobre Mudança do Clima. Acordo de
Paris. Disponível em: http://unfccc.int/paris_agreement/items/9485.php
Acesso em 10 set 2022.
UNICEF. Crianças, adolescentes e mudanças climáticas no Brasil. Brasilia: Unicef Brasil, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/21346/file/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-brasil-2022.pdf
UNICEF. La crisis climáticas es una crisis de los derechos de la infância.
New York: Unicef, 2021.
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